Palestra com Miriam Gurgel

Olá!

Tudo bem?


Ontem na Arquitec tive o privilégio de participar de uma palestra da Miriam Gurgel, autora de um dos livros que para mim se tornou um manual: Projetando Espaços Design de Interiores.

Ela é arquiteta, com especialização  em arquitetura d'interni e lighting design, em Milão. 

O tema da palestra foi Arquitetura de Interiores e Design Residencial em Tempos de Sustentabilidade.

Ela disse sobre a importância de pensar a funcionalidade do projeto antes da preocupação com a estética, e eu compartilho da mesma opinião! 

Cada cliente é um, cada lugar tem características específicas, então devemos entender as condições, as necessidades do cliente, e fazer um projeto que atenda, que seja harmônico, que tenha conforto e  visual bacana!

Ela deu ênfase ao Design Inclusivo! Devemos ter preocupação com a responsabilidade social!

Sobre a sustentabilidade, ela disse algo que eu super concordo: no Brasil as pessoas acham que usar (por exemplo) paletes na decoração estão contribuindo com a sustentabilidade, não que reaproveitar materiais não seja importante, mas a preocupação deve ir além... garantir para as gerações futuras a possibilidade de fazerem uso das mesmas coisas que temos hoje! Fazer um projeto consciente, visando por exemplo o maior uso de iluminação natural, para diminuir o gasto de energia elétrica, projetos com vãos e  uso de ventilação cruzada para deixar o ambiente mais ameno, diminuindo o uso de ar condicionado, coleta de água da chuva ( e aí eu pergunto: que chuva?????brincadeirinha!!!). Tem materiais com essa preocupação, como torneiras e válvulas de descarga com menor vazão de água, e por aí vai...

A palestra foi muito legal. A Miriam é uma simpatia e super atenciosa!

A Arquitec também proporciona palestras interessantes para alunos e ex-alunos, como eu, e o mais importante é que a inscrição é feita em forma de doação para uma creche. Iniciativa nobre e com preocupação social!

Compartilho, portanto via pinterest três projetos bem iluminados, arejados e lindos para os olhos:












Curtiram?

Bjs e ótima quarta!!!!!!!!

Mônica


Comentários

  1. Parabens Monica pela iniciativa de compartilhar suas experiencias...
    É isso mesmo, vamos trabalhar com consciencia, fazendo projetos que "acreditamos", que têm embazamento....
    Sucesso pra vc e pra todos que trabalham com o coração!
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Miriam pela visita e por ter contribuído com a minha bagagem! Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas