Conhecendo Ruy Ohtake

Olá, pessoal!

Tudo bem?

Ontem fui a um evento na Santa Rita House Decor, promovido pela Luxaflex. A estrela da noite foi simplesmente Ruy Ohtake, arquiteto brasileiríssimo, reconhecido internacionalmente, e com um talento de "babar". Apesar de algumas pessoas não curtirem a idéia da video conferência, eu acho excelente a proposta, o alcance que ela atinge, e de certa forma tive o privilégio de estar "tão perto" desse arquiteto...

Segundo ele, a ousadia é a atribuição da arquitetura e da arte em geral, e que devemos confiar na inspiração e fazer uso da liberdade do projeto! O projeto deve ser inovador, trazer sempre uma surpresa! Devemos viajar mais, especialmente pelo país, e conhecer as diferentes culturas e estilos arquitetônicos presentes no Brasil.

O que eu mais curti foi quando ele foi questionado sobre a sustentabilidade, e disse que devemos sim nos atentar para isso, porque as consequências virão daqui há 10, 20, 30 anos, porém mais do que isso devemos nos preocupar com a sustentabilidade social, porque essa tem consequência AGORA!!! 

Ele falou sobre o quanto a arquitetura pode ter influência sobre uma cidade, e deu como exemplo o Museu Guggenheim Bilbao, construído em uma cidadezinha da Espanha, até então não "conhecida", e hoje recebe visitantes do mundo inteiro. Se fizermos uma análise, a arquitetura move o turismo. Quando pensamos em alguma cidade, inevitavelmente pensamos na arquitetura: igrejas, museus, e por aí vai... a força da arquitetura vai além da sua função principal, ela tem o poder de revitalizar um determinado lugar!

Os projetos são lindos e aqui apresento os meus preferidos:


Hotel Unique São Paulo

 Residência Valinhos-SP

Embaixada  do Brasil em Tóquio

 Brasília Shopping

Golden Tulip Brasília Alvorada
Ele contou algo curioso sobre o hotel. Disse que quando Fidel Castro veio  para posse do Lula, e entrou no hotel, disse  : "Que obra linda do Oscar"!!!E depois disso só risos...


Segundo  a  pessoa que estava entrevistando  o Ruy, Niemeyer disse:  'Ruy Ohtake é o mestre do concreto!'. Demais, não é?

Curtiram?

Bjs e um ótimo final de semana!

Mônica




Comentários

  1. Oi Mônica, muito bacana seu post, o Hotel Unique também é meu favorito!

    Mais do que grande arquiteto, o Ruy Ohtake é uma pessoa incrível. Quando conheci ele pessoalmente e conversamos, ele me disse uma coisa que vou levar pelo resto da vida:

    "continue sempre batalhando, e nunca perca a curiosidade".

    Um beijo, bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Moro em Indaiatuba e nosso Parque Ecologico foi projetado por ele, e hoje é o cartão postal da cidade.

    ResponderExcluir
  3. Bruno, sabe que ontem eu pensei no que não deve faltar na bagagem dele, e a palavra que me veio à cabeça foi CURIOSIDADE!!! Quando li o seu comentário, achei demais a coincidência e que privilégio conhecê-lo pessoalmente! Obrigada pela visita e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  4. Tatiana, que "achado" vc me trouxe. Estou tão perto de Indaiatuba e não sabia! Irei com a família visitar o parque! Obrigada pela visita e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  5. Oi Monica!! Que coincidencia! Fui convidada para essa teleconferencia ontem mas uma reunião de trabalho atrasou e infelizmente não consegui ir!!

    Estava super curiosa sobre como tinha sido!!
    Obrigada pelo feedback!!!

    Beijos!!
    Arq. Cris Araujo
    http://vistaacasa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. SENSACIONAL !
    Momo, eu nao o conhecia e achei incrível, adorei..
    Muito talentoso meeeessmo. SHOW !
    To "babando" nessas fotos que voce escolheu.
    Uma obra mais linda que a outra !

    Arrasou nesse post.. (como sempre)
    Ah, sem falar o quanto deve ter sido proveitoso e gostoso esse evento hein !?
    Depois quero saber mais :D

    Beijão !
    Ótimo fds :)
    /Marcela C.

    ResponderExcluir
  7. Marcela, o trabalho dele é demais mesmo! Também fiquei impressionada! Que bom que vc curtiu! Vamos nos falando, ok? Bjs

    ResponderExcluir
  8. Demais mesmo! O que ele faz e incrivel! XoXo

    ResponderExcluir
  9. GREAT PICS:) I really like your blog and will happily follow.
    I wish you a very lovely week:)

    LOVE Maria at inredningsvis.se
    (Sweden)

    ResponderExcluir
  10. realmente lindos, parabens pela materia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas