Minimalismo

Tendência atual, o Minimalismo vem ganhando cada vez mais adeptos. Mas o que significa minimalismo?
Ele surgiu nas artes plásticas em meados do século XX após o ápice do Expressionismo abstrato, movimento que marcou a mudança do eixo artístico mundial da Europa para os Estados Unidos. Refere-se a uma série de movimentos artísticos, culturais e científicos fazendo uso de poucos elementos fundamentais com base de expressão.
Os minimalistas reagem à arte cartesiana europeia, quebrando barreiras até então presentes entre pintura e escultura.
O estilo minimalista trata-se de “pouca” informação, sem excessos, representando o essencial e com preocupação com a funcionalidade. Podemos dizer literalmente que “Menos é mais”.
O design minimalista, surgido na década de 80 cria produtos baseados numa redução formal extremamente forte e no uso de cores neutras (ou mesmo ausência de cores).
Um artista que representa o movimento e que tive o privilégio de conhecer uma das suas obras mais famosas – Clound Gate, também conhecido como “The Bean”, em Chicago, é  Anish Kapoor. Indiano, nascido em Bombaim em 1954, mudou-se para Inglaterra em 1972 e começou a ganhar notoriedade a partir dos anos 80 quando foi considerado um dos escultores que vinham explorando novos estilos de arte. Suas obras conquistaram o mundo, sendo elas frequentemente simples, curvas, de uma só cor ou brilhantes e geralmente de grandes dimensões.


Desde então o minimalismo tem se tornado um estilo de vida e está presente também na arquitetura e design: projetos clean, com cores neutras, peças de mobiliário funcionais e com design arrojado.
Para finalizar faço uso das palavras de Leonardo da Vinci:

“ A simplicidade é a suprema sofisticação”

Comentários

Postagens mais visitadas