Fotografia



Ah, como eu amo fotografia...
Segundo Platon, “a câmera é uma ferramenta, é comunicação... o que importa é a história, a mensagem, o sentimento, a conexão. Uma mistura de simplicidade gráfica e poder da alma. Design.”                                    
Tem um documentário sobre ele no Netflix (no Abstract!) que super indico. Ele fotografa grandes personalidades, e a maneira como ele pensa é inspiradora!
Cada fotógrafo tem um olhar diferente para a mesma coisa, cada um sente de uma maneira, e é exatamente isso a graça de tudo! Cada um tem um estilo, um conceito, que faz com que você ao ver determinada foto já saiba de quem é!
Minha fotografia é voltada para detalhes arquitetônicos. Quando vejo uma cena urbana tento captar um detalhe, valorizar um contraste.
Estou trabalhando em um ensaio fotográfico sobre portas. Por quê portas? Primeiro porque acho um elemento importante da arquitetura. Uma porta interessante valoriza qualquer fachada. Gosto ainda mais, porque imagino as possibilidades ao abrir aquela porta, o caminho que surge a partir daquele ponto...


Muitas vezes existem curiosidades e descobertas tão perto de nós, e nem imaginamos!
Você sabia quem foi Hercules Florence?
A importância dele para fotografia foi enorme. Ele nasceu em Nice, na França em 1804 e veio para o Brasil em 1824. Foi um inventor, desenhista, polígrafo e pioneiro da fotografia franco-brasileiro. A ele é creditada a criação do termo phototographie, em 1833. Hercules chegou de modo empírico a algo muito perto do que hoje conhecemos como a fotografia moderna. A base era sobreposta aos cloretos dos metais e, em seguida, exposto à luz solar, produzindo uma imagem nítida como produto.
“Dei a essa arte o nome de Photographie, porque nela a luz desempenha o principal papel.”


No Largo de São Benedito em Campinas tem um busto dele, e quantas vezes passei por ali e não poderia imaginar a importância daquele “campineiro” para uma das artes que mais me fascina!
O Brasil tem fotógrafos incríveis, e logo mais haverá a exposição “Pantanal Serra do Amolar” de Sebastião Salgado e Araquém Alcântara, de 6 a 26 de abril na Galeria Roberto Camasmie, em São Paulo. Imperdível. Coloque na agenda!

Comentários

Postagens mais visitadas