quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Pastilhas

O post de hoje é sobre um revestimento que eu gosto muito e que dá outra cara ao ambiente: as pastilhas. 

Sejam em porcelana, conferindo aspecto mais clássico, em cerâmica, conferindo um aspecto mais rústico, em vidro, dando um aspecto moderno, elas dão charme ou descontração ao projeto, podendo ser usadas em cozinhas, banheiros, piscinas e onde a 'criatividade' quiser! 

Fiquem atentos: a mão de obra deve ser especializada!

Os preços são bem diferentes de outros revestimentos, então sugiro que as pastilhas sejam usadas em detalhes, o que eu gosto muito!  Ambiente todo revestido com pastilhas, na minha opinião “cansa”, exceto as piscinas, onde esse tipo de revestimento valoriza demais! 

Os pastilhados de coco são outra das muitas opções que temos no mercado, podendo ter acabamento liso e polido ou rústico e encerado.

As minhas preferidas são as pastilhas de madrepérola.








Espero que gostem!


Bjs

Mônica 

terça-feira, 30 de agosto de 2011

"Rio" maravilha, como eu gosto de você!

Em minha recente viagem ao Rio Janeiro, descobri que ele é muito mais do que praias lindas, futebol e samba! Ele esconde um passado histórico e cultural, o qual tenho o prazer de compartilhar hoje!

Começando pela Igreja Nossa Senhora da Candelária...
Segundo conta a história  sobre a origem da igreja, nos princípios do séc XVII, uma tempestade quase teria feito naufragar um navio chamado Candelária, no qual viajavam os espanhóis Antônio Martins Palma e Leonor Gonçalves. O casal teria feito a promessa de edificar uma capela dedicada a Nossa Senhora da Candelária se escapassem com vida. A nau, finalmente, teria aportado no Rio de Janeiro e o casal teria mandado construir uma pequena capela no local da atual igreja da Candelária em 1609. 









A partir de 1878, começou a decoração do interior da igreja, seguindo um modelo neorrenascentista italiano com revestimento de mármores italianos policromados nas paredes e colunas, afastando-se assim dos modelos vigentes na época colonial. 

As magníficas pinturas murais no interior da Igreja foram encarregadas ao brasileiro João Zeferino da Costa, pintor e professor da Academia Imperial de Belas Artes, que contou com a ajuda de bons pintores como Henrique Bernadelli, Oscar Pereira da Silva e o italiano Giambattista Castagneto, entre outros. As pinturas se distribuem pelo teto das naves, cúpula e capela-mor e foram realizadas entre 1880 e o final do século XIX.Outros detalhes importantes do interior são o altar-mor do brasileiro Archimedes Memoria, os vitrais alemães e os enormes púlpitos em estilo art nouveau do escultor português Rodolfo Pinto do Couto (1931). 





Em 1901, foram instaladas as belas portas de bronze na entrada da igreja, obra do português Teixeira Lopes.




O Palácio Tiradente foi o antigo prédio do Congresso Nacional brasileiro, entre 1926 e 1960, e é a atual sede da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. O primeiro edifício era um parlamento imperial, construído no ano de 1640, que possuía no seu piso inferior uma cadeia chamada de "Cadeia Velha", onde eram abrigados os presos do período colonial e onde também esteve preso, por três anos, o inconfidente Joaquim José da Silva Xavier (o Tiradentes), enquanto aguardava a execução na forca.

Em estilo eclético, a fachada é revestida por concreto armado. Destaca-se a cúpula, adornada com esculturas alegóricas representando a Independência e a República. 



Por dentro, a cúpula, ornamentada com pinturas de autoria do artista brasileiro Rodolfo Chambelland, ostenta um vitral pintado como o céu da noite de 15 de novembro de 1889. 

O painel decorativo do plenário do Palácio Tiradentes foi executado por Eliseu Visconti em 1926 e representa a assinatura da primeira Constituição Republicana de 1891. No grande painel, restaurado em 2001, figuram em tamanho natural os retratos dos sessenta e três constituintes.

A Confeitaria Colombo foi fundada em 1894 pelos imigrantes portugueses Joaquim Borges de Meireles e Manuel José Lebrão.


Entre 1912 e 1918 os salões do interior da confeitaria foram reformados, com um toque Art Nouveau, com enormes espelhos de cristal trazidos da Antuérpia, emoldurados por elegantes frisos talhados em madeira de jacaranda.





O piso de ladrilho hidráulico faz parte do charme da Confeitaria!

Os móveis de madeira do interior foram esculpidos na mesma época pelo artesão Antônio Borsoi. 

Entre os clientes famosos da confeitaria estão Chiquinha Gonzaga, Olavo Bilac, Rui Barbosa, Villa-Lobos, Lima Barreto, José do Patrocínio, Getúlio Vargas, e Juscelino Kubitschek, entre muitos outros.

Minha dica: Eu amo cappuccino e já experimentei muitos, em diversos locais, e o melhor foi nesse lugar! Simplesmente delicioso!!!


Espero que tenham curtido as fotos que eu e meu marido tiramos com a intenção de dividir com vocês!

Esse tour não pode faltar na sua bagagem!


Bjs

Mônica 



sexta-feira, 26 de agosto de 2011

No detalhe!

Coisas fofas que dão um charme no seu cantinho...

Se está faltando cor na sua casa, seja nas paredes, nos sofás, aposte nas almofadas coloridas, estampadas ou listradas para uma mudança rápida. É uma opção prática, porque muda o ambiente num piscar de olhos. E o melhor...tem para todos os bolsos!




A cozinha também fica charmosa com utensílios divertidos e com design moderno. As peças de bolinha são da Casa da Claudia.


 As toalhas de mesa  nos tecidos xadrez, listradinho, de bolinha podem alegrar o ambiente. 


Bandejas, cestos, sousplat em vime, palha, bamboo...eu adoro! Os modelos abaixo são da Structure. Confiram no site: http://www.structure.com.br






E amo também relógios de parede. Tem uns modelos muito legais e dá uma descontraída!

 7 - Relógio da Originalle.
8 - Relógio da Art Mix
9 - Relógio da Designn Maniaa


Os banheiros merecem um cuidado especial. Existem vários kits sofisticados ou divertidos, além de tapetinhos, nichos, caixinhas que além de deixarem tudo bonitinho, organiza a bagunça do dia-a-dia!







Gostaram? Com ctz vai na minha bagagem! E na sua?


Bjs

Mônica 

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Fique antenado!

Estar antenado `a tudo que acontece é importante para bagagem de cada um!


Compartilho algumas dicas. Afinal existem muitos passeios e incentivos culturais e muitas vezes não sabemos...



Em São Paulo tem uma casa que guarda um passado arquitetônico e pode ser visitada!
Com características do estilo Art Nouveau, o casarão no cruzamento entre a rua Guainases e a alameda Nothmann, nos Campos Elíseos, abre suas portas à visitação pública. É preciso agendar o passeio pelo telefone (11) 3352-0200, ramal: 393 ou pelo e-mail da empresa Tejofran, dona do imóvel.



Para quem reside ou está em São Paulo, o MASP - Museu de Arte de Snao Paulo pode ser visitado gratuitamente `as terças-feiras das 11h `as 18h. Pode-se apreciar Rafael, Botticceli, Monet, Renoir, Cezanne, Picasso, Van Gogh, Matisse, Cândido Portinari, Di CAvalcanti, escultura de  Rodin, entre outros.

Atualmente, está em cartaz a exposição "De Dentro e de Fora", que conta com oito artistas internacionais.

MAM Ibirapuera oferece visitas gratuitas aos sábados. Em exposição "No Ateliê de Portinari", que fica em cartaz até 11 de setembro, com obras de formação do grande pintor brasileiro.

Fique por dentro das feiras:

O Abup Show e Paralela Gift inauguram o calendário do Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, até dia 27/08.

Hoje é a vez da Craft Design abrir suas portas até o dia 28/08, no Terraço Daslu. Do dia 27 ao dia 30 de agosto é a vez da House & Gift Fair atrair as atenções no Expo Center Norte, com diferentes artigos para casa e a presença do designer egípcio Karim Rashid.

Confira alguns produtos que serão expostos ao lojistas e estarão em breve nas lojas de todo o Brasil:

 As coloridas almofadas da Ana Moreli estarão na Craft Design

Bancos Carambola, do designer Sergio Matos na Gift.

Tábua de queijos com gavetas para diferentes facas. Na ABup, da Só Marcas. 

Vaso-cubo da Barral & Lamounier, na Gift Fair.

http://delas.ig.com.br/casa/decoracao/de+olho+nas+feiras+de+decoracao/n1597165744165

A mostra Morar Mais Por Menos, acontece em Belo Horizonte do dia 17 de agosto a 2 de outubro, na antiga Maternidade Hilda Brandão - Rua Álvares Maciel, s/nº, Bairro Santa Efigênia.

Relembrando... a Exposição 'Anticorpos - Fernando & Humberto Campana - 1989-2009' acontece em Brasília, no Centro Cultural Banco do Brasil de terça `a domingo, das 9h `as 21h, com entrada franca, até 25 de setembro de 2011.

Não percam!


Bjs

Mônica 



quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Adega

Nada como receber os amigos em casa e tomar um bom vinho!
Ter um cantinho em casa para o vinho, seja sofisticado ou um lugarzinho pequeno para armazenar algumas garrafas ou ainda uma adega climatizada, dessas que são vendidas em lojas, em várias tamanhos, é um privilégio!   A 'adega' se tornou uma ferramenta importante da decoração.

Alguns cuidados devem ser tomados ao armazenar a bebida: não incidir luz sobre a garrafa; evitar trepidação, cheiros e calor; busque um lugar fresco, ventilação e umidade são importantes. As garrafas não podem ficar no chão, devem ser armazenadas deitadas, garantindo assim que a rolha permaneça molhada.  A temperatura não deve ultrapassar 21ºC e deve ser estável. Faça anotações do que guardou e quando guardou para evitar mexer nas garrafas o tempo todo. Lembrando que essas são dicas básicas, porém quem quiser aprofundar no assunto deve procurar especialistas. O armazenamento com a finalidade de amadurecimento do vinho é assunto importante para os apreciadores.

As adegas climatizadas, como por exemplo da Eletrolux são super práticas e "caem" bem em projetos de home theater, espaço gourmet, etc...

Compartilho algumas fotos e sem dúvida 'Vai na minha Bagagem':










http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,GF82701-16765,00-ADEGA.html#fotogaleria=5


Espero que gostem!


Bjs

Mônica 

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Home Theater

Home theater é um espaço cobiçado especialmente pelos homens.

Existem projetos muito elaborados, cheios de informação, na minha opinião, e muito escuros.

Eu opto por ambientes mais claros, afinal é possível escurecer o ambiente com cortinas  'black out' dando um clima de 'cinema'.

Os painéis para TV além de funcionais, favorecem muito a decoração do ambiente!

A boa decoração é aquela que além de 'bonita', deixa o ambiente agradável.

O sofá deve ser o mais confortável possível e de preferência ter uma chaise. Você pode abusar dos pufs para descansar os pés e muitas almofadas e um tapete 'gostoso' no chão. Pronto!

É possível projetar um bom home theater a  partir de 12 metros quadrados. Ele pode ser um ambiente independente e fechado ou integrar a área social da casa.

Com tantas opções de aparelhos, o importante é ter em mente a coerência com o tamanho do ambiente e adequar o home theater `a área a que será destinado e, como resultado, criar um verdadeiro cinema doméstico. O kit básico para montar um home theater é formado por televisor de pelo menos 32', tocador de DVD, receiver (que gerencia a imagem e o áudio do home) e o sistema de som 5.1, formado por cinco caixas acústicas e um subwoofer. Uma caixa frontal, geralmente instalada logo abaixo da TV, que reproduz a voz; duas caixas laterais, que transmitem a ambientação da cena e o som estéreo de um show; duas caixas traseiras, ou surround; um subwoofer, que normalmente fica no chão devido à vibração.


Seguem alguns projetos que gosto muito:




Falta um sofá para dar mais conforto, mas eu amei a combinação do painel em peroba de demolição contrastando com o 'branco'.